Notícia:

Soja: até 100 mm de chuva são esperados para regiões produtoras no início de novembro

Confira a previsão para os próximos dias e a estimativa de umidade para a primeira quinzena do mês. Minas Gerais e Mato Grosso são alguns dos destaques
Soja: até 100 mm de chuva são esperados para regiões produtoras no início de novembro Foto: Pedro Silvestre

Novembro vem para mudar o padrão de chuva do Brasil. As áreas de instabilidade vão ficar mais concentradas na metade norte do país, enquanto no sul o tempo é mais firme. Entretanto, essa alteração ainda não acontece nos primeiros dias do mês. Isso porque ainda há uma frente fria no Sudeste e outra se aproximando do Uruguai.?

Assim, até a próxima sexta, dia 5, há volume de chuva de 30 mm no sul do Rio Grande do Sul. Já entre Santa Catarina e Paraná, onde a precipitação das últimas semanas foi elevada, deve cair apenas em torno de 15 mm até o fim desta semana.

Por outro lado, em Mato Grosso, os bolsões de seca que existiam no norte e noroeste até o final de outubro devem ser encharcados em breve. O motivo é que deve chover de 70 mm a 100 mm até sexta-feira. Desta forma, o plantio de soja que já está avançado no Centro-Oeste, tende a ser finalizado.

Leia também:
Boi gordo: oferta restrita volta a elevar preços da arroba no país

Outro destaque é a chuva no Matopiba, com umidade de 70 mm a 50 mm em certas áreas dos quatro estados. No Sudeste, o destaque fica por conta do Espírito Santo, ontem tem chovido forte e a estimativa é que o acumulado atinja mais 70 mm até o dia 5, assim como 50 mm em Minas Gerais. Na região Norte, as áreas produtoras de soja de Rondônia terão até 70 mm de chuva.

Chuva na próxima semana

Entre o próximo sábado, 6, e o dia 10 de novembro, o tempo mais seco se acentua na região Sul e a chuva se concentra mais na metade de cima do mapa. Com isso, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e, principalmente, o Matopiba, podem registrar volumes que variam entre 30 mm e 70 mm.

No entanto, a falta de água na primeira quinzena do mês pode ajudar a drenar a umidade que estava concentrada no solo e a beneficiar o plantio de soja no Sul.

Avançando mais no tempo, entre os dias 11 e 15 de novembro, o destaque fica por conta de Minas Gerais, que pode receber volumes de até 70 mm. Mato Grosso e Goiás ficam com 50 mm, Mato Grosso do Sul com 30 mm. Igual nível na região Norte e no Matopiba. No Nordeste, a chuva não é significativa no início de novembro.

 

Fonte: CANAL RURAL

Comentários

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}