Notícia: AVANÇO

Sinop supera média estadual na vacinação contra Covid-19

Ministério da Saúde aponta que 98% da população vacinável contra Covid-19 em Sinop, ou seja, pessoas maiores de 12 anos, já recebeu pelo menos uma dose de um dos imunizantes disponibilizados pelo Governo Federal no combate à pandemia
Sinop supera média estadual na vacinação contra Covid-19

Um recente levantamento feito com base nos dados do Ministério da Saúde aponta que 98% da população vacinável contra Covid-19 em Sinop, ou seja, pessoas maiores de 12 anos, já recebeu pelo menos uma dose de um dos imunizantes disponibilizados pelo Governo Federal no combate à pandemia.

Quando verificado o ciclo completo, ou seja, duas doses ou imunizante de uma única aplicação, o levantamento destaca que 72,5% da população alvo já está com o processo de imunização preconizado pelo Governo Federal, concluído. O público estimado para vacinação contra o novo Coronavírus, em Sinop, é de 127,9 mil pessoas, entre adolescentes e adultos.

Os percentuais são superiores em relação aos dados de Mato Grosso. Segundo o vacinômetro do Ministério da Saúde, até a manhã desta terça-feira (23), o Estado registrava a aplicação de 2.497.954 primeiras doses (83,8% do público-alvo estimado em 2.978.072) e 1.908.467 segundas ou doses únicas (cerca de 64% do público-alvo).

Já quando comparado com o cenário nacional, a média está próxima. Isto porque, o Brasil já aplicou mais de 300 milhões de doses. Sendo que 157,6 milhões de brasileiros receberam a primeira dose e outros 129,8 milhões tomaram as duas ou a dose única, correspondendo cobertura de 73,3% da população-alvo com o ciclo vacinal concluído. O percentual tem como base 177 milhões de brasileiros, entre adolescentes de 12 a 17 anos e população adulta.

A coordenadora de Imunização e Rede Frio da Secretaria Municipal de Saúde, Sirlei Castilho, destaca que além dos percentuais, Sinop está conseguindo cumprir o Plano Nacional de Imunização contra Covid-19 conforme preconizado pelo Ministério. “Diferente de outras localidades, todas as doses enviadas aos grupos foram disponibilizadas, seguindo o que é preconizado pelo plano e sem sofrer penalidades”, pontuou.

O avanço na vacinação reflete diretamente no cenário da pandemia em Sinop, que está classificada como risco baixo de contágio e transmissão da doença desde o último dia 21 de setembro, conforme a atualização feita pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), que considera a média móvel de casos ativos nos últimos 14 dias.

O reflexo também pode ser verificado na diminuição de casos graves da doença e, em consequência, na quantidade de óbitos. O boletim epidemiológico do município destaca que não há registro de óbitos em decorrência da doença desde 13 de novembro, quando apenas um caso foi identificado. Antes disso, ficou pelo menos 15 dias sem registros.

O processo de vacinação continua e, a secretária de Saúde, Daniela Galhardo, lembra que completar o processo de imunização recomendado pelo Governo Federal é o melhor caminho para que a população retorne a vida normal.  “Quanto mais aumenta o número de pessoas vacinadas, diminui o risco de contaminação”, reforçou Daniela.  Em média, diariamente pouco mais de mil pessoas procuram os pontos de vacinação disponibilizados para atendimento.

Quem ainda não recebeu a segunda dose, é necessário ficar atento ao período de intervalo entre as aplicações.  Para AstraZeneca e Pfizer, que anteriormente era de 12 semanas, o prazo foi reajustado e ambos passaram a ser de oito semanas. Já CoronaVac é de 28 dias. A data de retorno pode ser verificada no cartão de vacinas.

Para receber a segunda dose não é necessário agendamento. O munícipe deve apenas comparecer em um dos pontos de vacinação contra Covid-19, com documentos pessoais, cartão de vacinação, CPF ou cartão SUS.

Locais de vacinação em Sinop:

Aos sábados – das 8h às 17h:

(válido até dia 18/12/2021)

CIA Umuarama

CIA Jacarandás

UBS Nações

UBS Palmeiras

UBS Maria Vindilina II

 

De segunda à sexta-feira - das 7h30 às 10h e das 13h às 16h30:

UBS Alto da Glória

UBS Primaveras

UBS Palmeiras

UBS Camping Club

UBS Maria Vindilina II

UBS Gente Feliz

UBS Cidade Jardim

UBS Oliveiras

UBS Nações

CIA Umuarama

De segunda à sexta-feira - das 6h às 18h:

CIA Jacarandás

 

De segunda à sexta-feira - atendimentos noturnos – das 17h às 20h:

UBS Primaveras

UBS Maria Vindilina II

UBS  São Francisco

 

Sistemas de atendimento:

Primeira dose: via agendamento no site da Prefeitura de Sinop. Disponível para pessoas com 12 anos ou mais.

Segunda dose: livre demanda (ordem de chegada/distribuição de senhas);

Terceira dose para idosos (60 anos ou mais): livre demanda (ordem de chegada/distribuição de senhas). Observação: conforme recomendação do Ministério da Saúde, a terceira dose para este público está disponível seis meses após o recebimento da segunda dose.

Terceira dose para trabalhadores da área da saúde: via agendamento no site da Prefeitura de Sinop. Conforme recomendação do Ministério da Saúde, a terceira dose para este público está disponível seis meses após o recebimento da segunda dose.

Terceira dose para pessoas imunocomprometidas: via agendamento no site da Prefeitura de Sinop. Fazem parte deste grupo pessoas com imunodeficiência; quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras e, pessoas vivendo com HIV/Aids). Conforme recomendação do Ministério da Saúde, a terceira dose para este público está disponível após 28 dias do recebimento da segunda dose.

Aos sábados: livre demanda

Leia também:
O Hospital de Amor está construindo uma unidade de prevenção e diagnóstico em Sinop
Fonte: Prefeitura de Sinop

Comentários