Notícia:

Prefeito decreta situação de emergência em município de MT por causa da falta de água

Com a aproximação do período de estiagem, aumenta a preocupação pela falta de água no município.
Prefeito decreta situação de emergência em município de MT por causa da falta de água Estação de Tratamento (ETA) Queima pé, em Tangará da Serra — Foto: Samae/Divulgação

O prefeito de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, Vander Masson, decretou situação de emergência para o enfrentamento do período de estiagem no município. O decreto dá suporte a ações que evitem o desabastecimento.

Com a aproximação do período de estiagem, aumenta a preocupação pela falta de água no município.

A crise hídrica em Tangará da Serra se agravou a partir de 2016. Com o crescimento da cidade, a estação de tratamento não suporta a demanda.

Leia também:
AMEA convida Prefeito de Sinop para participar da implantação do Dispositivo Antiqueimadas nos EUA

De junho de 2020 a maio deste ano, choveu apenas 55% do volume de chuva que caiu no mesmo período de 2019 e 2020.

Como estratégia para ampliar a distribuição de água, foram perfurados dois postos artesianos, mas, devido ao baixo volume de chuva registrado, não foram suficientes.

De acordo com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), ainda este ano, sete novos poços serão perfurados, e a partir do dia 1° de julho a população terá que cumprir diversas medidas para economizar água.

 

Fonte: G1 MT

Comentários

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}