Notícia: Covid-19

PM encerra festa de santo com 150 pessoas e flagra bar trancado com clientes no interior

PM encerra festa de santo com 150 pessoas e flagra bar trancado com clientes no interior Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Atuação de Policiais Militares (PM) visando combater o coronavírus abordou aproximadamente 150 pessoas que estavam prestes a iniciar uma festa de santo  na comunidade Tatú, que pertence ao município de Livramento (47 km de Cuiabá). O festejo foi encerrado após orientação dos militares. Conformeo Ministério da Saúde e o Governo de Mato Grosso, é preciso evitar aglomerações.

Leia também:
Polícia investiga vereador denunciado por assédio contra adolescente de 14 anos

Em Pontes e Lacerda (448 km de Cuiabá), na madrugada de sábado (20), policiais descobriram que um bar fechou as portas como forma de burlar as medidas restritivas, mas manteve os clientes em seu interior, aglomerados enquanto consumiam bebidas alcóolicas.

Na noite seguinte, na mesma cidade, os policiais pediram e foram atendidos, para que um grupo de pessoas encerrasse a festa de aniversário que acontecia com aglomeração de pessoas.
 
Em Cuiabá, acionado por um morador de um condomínio, uma equipe da PM esteve no local onde levou ao fim uma festa que acontecia na área de lazer do residencial, com a presença de dezenas de pessoas.

Em Rondonópolis (212 km da Capital), em apoio à ação de fiscais da Vigilância Sanitária, a PM fechou um bar-lanchonete que permanecia com as portas abertas e a frequência normal de consumidores.
 
Desde a noite da última sexta-feira (20), embasada no decreto 419/20, do governador Mauro Mendes (DEM), a Polícia Militar vem desenvolvendo ações em apoio aos órgãos de fiscalização (Procon, Vigilância Sanitárias e outros), realizando operações e patrulhamento ininterrupto, visando o cumprimento das medidas restritivas adotadas como forma de prevenir a propagação do novo coronavírus.
 
Nos 141 municípios e todos os distritos mato-grossenses, policiais fiscalizam o funcionamento de bares, restaurantes, hotéis, igrejas, lojas, centros comerciais e outros estabelecimentos orientando proprietários e frequentadores sobre a prevenção e os riscos de transmissão do vírus em função da aglomeração de pessoas. Na noite de sexta-feira, sábado e no domingo a PM realizou operações simultâneas em todos os municípios.
 
O patrulhamento segue com ações preventivas e repressivas de segurança, incluindo o atendimento de ocorrências. Mas em todas as atividades os policiais alertam a população sobre a importância da prevenção, tanto para as pessoas abordadas quanto para os próprios policiais.
 
Na maioria dos locais fiscalizados os policiais realizaram um trabalho de conscientização, todavia vem precisando agir de maneira repressiva fechando bares e outros locais nos quais constataram aglomerações e descumprimento das determinações legais contra a Covid-19.
 
Além desse apoio à fiscalização e das operações, a PM está fazendo campanhas de conscientização. Estão sendo utilizando meios como os rádios comunicadores das viaturas e áudios gravados antecipadamente para passar mensagens aos moradores enquanto fazem o patrulhamento das ruas. Os policiais falam da importância do isolamento social e de as pessoas permanecerem em suas casas nesse período de crise.
 
Trecho de uma das mensagens diz assim: “Atenção cidadão, aqui é a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, estamos preocupados com a sua saúde e da sua família, permaneça em suas casas, o distanciamento social é fundamental e vai salvar muitas vidas. Estamos cuidando da sua segurança. Faça a sua parte”.

 

Fonte: Olhar Direto

Comentários

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}