Notícia: EXPERIMENTO

Osmar Moreira inaugura laboratório de piscicultura da fazenda experimental do IFMT em Paranaíta

Osmar Moreira inaugura laboratório de piscicultura da fazenda experimental do IFMT em Paranaíta

Nesta sexta-feira 22 de Outubro de 2021, o Prefeito Osmar Antônio Moreira e várias autoridades participaram do evento de inauguração do Laboratório de Piscicultura da Fazenda Experimental do IFMT, o local tem o foco de alavancar o desenvolvimento tecnológico do Município e Região. A Gestão municipal tem elaborado projetos pensando na educação e nas gerações futuras, no intuito de aprimorar as novas tecnologias capacitando os cidadãos e produtores rurais. A inauguração foi um marco no Município de Paranaíta que daqui para frente dará sequência com o passo inicial neste grandioso Projeto que está sendo conduzido pelo Secretário de Desenvolvimento e Tecnologia Assis Frizon.

“É motivo de orgulho ter na inauguração o reitor do Instituto Federal de Mato Grosso-IFMT, o Professor Julio César dos Santos, que é companheiro antes mesmo ser reitor, fico muito feliz por receber em Paranaíta o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Tomás Dias Sant’Ana, o senador Wellington e vários membros do Instituto Federal, isso para nós é um prestígio, um início do grande sonho, o sonho começou lá trás quando eu era Secretário de Educação do ex-prefeito Tony Rufatto, um belíssimo projeto e tenho certeza que a Educação é um agente transformador e multiplicador que irá modificar para melhor a nossa sociedade e o País como todo. Um sonho que hoje estamos sonhando com os olhos abertos, agradeço aqui a toda a equipe do IFMT, a minha equipe de secretariados, de todas as Escolas Municipais que abraçaram essa causa, aos queridos Vereadores, porque sem eles não tinha sido realizado tudo isso, eles aprovando e contribuindo com este ideal, pois entenderam a grandiosidade do Projeto, também vamos convidar os Prefeitos da Região para fazer parte deste estudo tecnológico, minha emoção maior ainda é ver que daqui irá nascer a educação e a tecnologia do nosso pequeno Produtor rural”. Comentou emocionado o Prefeito paranaitense, Osmar Moreira.

“Esse é um espaço para capacitação dos produtores com apoio técnico para pesquisas, um instrumento de fortalecimento da Agricultura Familiar na geração de emprego e renda para toda Região, uma ação da Prefeitura de Paranaíta pensando em todos os municípios vizinhos”. Falou Reitor Julio César. 

“Eu tenho dito como é importante conhecer e estar próximo da realidade, desta forma podemos de fato tomar decisões mais efetivas e estar aqui em Paranaíta entregando esse grande Projeto para sociedade, não somente para Região, mais também para o Ministério da Educação”. Destacou Tomás Dias Sant’Ana.

“Olha eu tenho a felicidade e a responsabilidade de ser relator do Ministério da Educação e sei a importância que representa a educação com ciência e tecnologia na transformações do ser humano, e claro também da nossa economia, portanto nós que sofremos muito com essa pandemia temos que fazer o pós pandemia, com a retomada da economia e faremos isto investindo nas nossas crianças, na educação na volta as aulas com segurança e para isso devemos alocar recursos também para o ensino universitário, agora vamos criar a terceira Universidade Federal do Nortão, apoiando o desenvolvimento com ensino profissionalizante porque o nosso trabalhador cada dia mais está competindo em um mercado internacional, então temos que ter o trabalhadores preparados para competir e produzir para gerar emprego e renda acima de tudo, tenho certeza que o papel das escolas profissionalizantes é fundamental”. Falou o Senador Wellington Fagundes.

Leia também:
Prefeitura abre consulta popular para levantamento de cursos na área de turismo

“Quando o cerimonialista leu sobre os objetivos, e fez um resumo do que é o CVT já deixou clara a ousadia desse projeto, Projeto este que tem vontade política, principalmente do Prefeito Osmar Moreira e do reitor Julio César, e isso é muito importante, e agora ainda mais com o Senador da República Wellington Fagundes conhecendo de perto nosso Projeto, e o senhor Senador já fez essa interferência quando estivemos na Sudeco, onde os representantes ficaram encantados com o Projeto, eu quero aqui agradecer por sua dedicação. Ficamos muito felizes com a presença do Secretário do MEC Tomás Dias Sant’Ana por vir conhecer de perto a realidade do Campus de Alta Floresta e do Centro Vocacional Tecnológico de Paranaíta”, disse Diretor do Campus de Alta Floresta Marcos Peixoto.

Admilson Mota, Presidente do Legislativo Municipal relembrou dos convênios que foram aprovados pelo vereadores e sempre apoiando o Executivo Municipal por entender a importância do ensino, da pesquisa e da tecnologia que será transferida para e agricultura familiar, tanto para o município quanto para a região.

Após a cerimônia foi realizado o descerramento das placas inaugurais, e em seguida o Prefeito Osmar Moreira convidou todos os presentes para um delicioso almoço no Salão de Eventos da Maçonaria finalizando com êxito este tão importante dia.

Estavam Presentes o vice prefeito, Ederson Rado, todos os vereadores paranaitenses, além de outras autoridades municipal e estadual.

Fonte: Prefeitura de Paranaíta

Comentários