Notícia:

MT deve liderar crescimento no País em 2021, com PIB de 4,97%

Levantamento feito pela MB Associados mostra que o agronegócio segue como motor da economia
MT deve liderar crescimento no País em 2021, com PIB de 4,97%

Mato Grosso terá o maior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) entre os estados brasileiros em 2021, conforme levantamento da MB Associados, empresa de consultoria e análise macroeconômica.

A informação foi divulgada em reportagem do site G1.

  A previsão da MB é de que o PIB de Mato Grosso avance 4,97% em 2021, seguido do Amazonas (4,78%) e Rio Grande do Norte (4,37%). Para o Brasil, a projeção é de um crescimento de 3,2% no PIB, após um tombo de 4,1% em 2020.

  Segundo a empresa, os estados cujas economias são atreladas ao agronegócio devem registrar em 2021 um crescimento maior do que o nacional e liderar a retomada da economia brasileira até 2022.

Leia também:
Custo da produção de suínos sobe após alta do milho em MT

  A consultoria estima que 15 estados deverão ter um avanço acima da média nacional neste ano - 8 deles das regiões Centro-Oeste e Norte, além de grandes produtores agrícolas do Nordeste como Piauí e Bahia.

  "A tendência que já temos visto nos últimos anos e que permanece é que estados com uma base de commodities fortes tendem a ter uma recuperação um pouco mais forte, como é o caso dos estados do Centro-Oeste especialmente", afirma o economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale, em entrevista ao G1.

  Entre os primeiros colocados do ranking, Amazonas e Rio Grande do Norte são os únicos estados cuja projeção de crescimento não está relacionada diretamente ao agronegócio, e sim a uma base de comparação mais fraca, uma vez que registraram em 2020 um tombo maior que o do PIB do Brasil.

  O PIB do agronegócio já representa atualmente uma participação da ordem de 30% na economia brasileira. Nos estados do Centro-Oeste, o peso chega a ser superior a 80%.

 

Fonte: Midia News

Comentários

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}