Notícia: Caos

Em meio ao coronavírus, passageiros lotam ônibus em Várzea Grande; veja vídeo

Em meio ao coronavírus, passageiros lotam ônibus em Várzea Grande; veja vídeo Foto: Reprodução

Um vídeo, que tem circulado nas redes sociais, mostra um ônibus intermunicipal lotado de passageiros na manhã desta terça-feira (24), em um terminal em Várzea Grande. No vídeo, as pessoas estão bem próximas umas das outras, indo de contramão ao decreto divulgado na segunda-feira (23) pela prefeita Lucimar Campos (DEM), que instituiu 1,5m de distância entre passageiros no transporte público.

Leia também:
Rondonópolis confirma 5º caso de coronavírus e investiga mais 45

No vídeo, um morador reclama da situação: “olha como está lotado. Espremendo as pessoas na porta”. A bolsa de uma das passageiras, inclusive, fica presa na porta do veículo devido a super lotação. Veja o vídeo abaixo. 


O decreto publicado por Lucimar determinou a redução de 30% da frota de transporte coletivo priorizando os servidores públicos identificados das áreas essenciais como saúde, segurança, social, limpeza pública, água e saneamento, educação, sem descuidar de casos especiais da população que não tem meios de locomoção. Assim, em ônibus, os passageiros devem respeitar a distância de 1,5m. Já em carros de aplicativo, o passageiro deve se sentar no banco traseiro. 

O novo decreto reafirma ainda outros compromissos da gestão municipal como de utilizar poder de Polícia para coibir eventuais desrespeitos as decisões de não aglomeração de pessoas e de funcionamento de estruturas regulares, sinalizando ainda pelo cumprimento das determinação do Governo do Estado e da Medida Provisória e Decreto do presidente da República que estabelece as regras de funcionamento de transporte coletivo de passageiros rodoviário, aeroviário e ferroviário.

Também são reafirmadas outras decisões já adotadas e que visam a suspensão das aulas em Escolas Municipais e Creches Municipais, fim das inaugurações e eventos, congressos e cursos e a criação de facilidades para atendimento da população por meios eletrônicos, on line, e-mails, sms e mídias sociais.

Confira a nota da MTU na íntegra:

Em nota divulgada ao Olhar Direto, a Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos (MTU) informou que irá fazer ajustes a partir desta quarta-feira (25) para evitar aglomerações entre as 6h e 7h. A associação ainda reforçou para que a população colabore, visto que não possui poder de polícia.

A MTU informa que conforme foi determinado pelo Decreto Estadual 419 e Decreto 20/2020 da Prefeitura Municipal de Várzea Grande para o Transporte Intermunicipal entre Cuiabá e Várzea Grande o percentual de carros vem sendo cumprido. No entanto será feito ajustes a partir de amanhã no horário entre 06 horas  as 07 horas para evitar aglomerações. A MTU alerta à população de Várzea Grande que fique atento as recomendações das autoridades de saúde para a necessidade de isolamento e obedeçam as determinações do Governo do Estado de que os ônibus só podem carregar pessoas sentadas portanto as pessoas devem aguardar o próximo ônibus. A MTU lembra que as empresas não tem poder de polícia e por isso contam com a conscientização e compreensão de todos quanto a evitarem aglomeração e utilizarem o transporte coletivo somente para extrema necessidade .

 

Fonte: Olhar Direto

Comentários

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}