Notícia:

Comissão de agropecuária aprova projeto que cria Programa de Regularização Fundiária Urbana e Rural em MT

O encontro, realizado pelo sistema híbrido (presencial e remoto), contou ainda com a participação dos membros Valdir Barranco (PT), Xuxu Dal Molin (PSC), Nininho (PSD) e Gilberto Cattani (PSL).
Comissão de agropecuária aprova projeto que cria Programa de Regularização Fundiária Urbana e Rural em MT Foto: Ronaldo Mazza

A Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e de Regularização Fundiária da Assembleia Legislativa aprovou parecer favorável à matéria PL n.º 582/2021 que cria o Programa de Regularização Fundiária Urbana e Rural no âmbito do Estado de Mato Grosso. Além desse projeto, a comissão analisou outras sete matérias durante a terceira reunião ordinária realizada na manhã de hoje (24).

O projeto, de autoria do deputado Thiago Silva (MDB), define diversas condições e estabelece os procedimentos para regulamentar a regularização fundiária rural e urbana, estabelecendo diretrizes aos estados e municípios.

 “A regularização fundiária, tanto na zona urbana como rural, já vem acontecendo com mais agilidade nos últimos tempos. Essa é uma regulamentação que dá mais embasamento às ações que a comissão já vem realizando para garantir a entrega desse documento tão importante para a população” afirmou o vice-presidente da comissão, deputado Elizeu Nascimento (PSL). Ele destacou a importância da parceria com o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no avanço dos trabalhos para regularizar situações e processos que aguardam há mais de duas décadas por uma definição.

Leia também:
Guarantã do Norte prepara aquisição de equipamentos agrícolas para atender pequenos produtores

Elizeu destacou a importância social da regularização fundiária e agrária. “O documento definitivo de moradia rural ou urbana é comparável  a um documento pessoal como RG. A partir dele as pessoas têm autonomia e liberdade com segurança jurídica para cuidar e investir na sua propriedade. Isso é dignidade!”, defendeu.

O encontro, realizado pelo sistema híbrido (presencial e remoto), contou ainda com a participação dos membros Valdir Barranco (PT), Xuxu Dal Molin (PSC), Nininho (PSD) e Gilberto Cattani (PSL).

Confira a pauta da terceira reunião ordinária da Comissão de Agropecuária:

PL n.º 526/2019 – de autoria do deputado Delegado Claudinei – Cria Política Estadual do Etanol Social. Aprovado.

PL n.º 493/2021 – de autoria do deputado Wilson Santos - Instituí o Programa de Incentivo à Implantação de Hortas Comunitárias e Compostagem no Estado de Mato Grosso e dá outras providências. Aprovado.

PL n.º 351/2021 – de autoria do deputado Dr. Eugênio - Altera o ANEXO II - TABELA DE VOLUME DE TRANSFORMAÇÃO – da Lei nº 10.502, de 18 de janeiro de 2017, que "Dispõe sobre o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte – SUSAF/MT, e dá outras providências". Aprovado.

PL n.º 381/2021 – de autoria do deputado Dr. Gimenez - Declara o município de Canarana/MT a "Capital do Gergelim" do Estado de Mato Grosso. Aprovado.

PL n.º 548/2021 – de autoria do deputado Dr. João - Institui a Política Estadual de Incentivo às Agroindústrias e dá outras providências. Aprovado.

PL n.º 573/2021 – de autoria do deputado Eduardo Botelho - Altera a Lei n° 8.464, de 04 de abril de 2006, que “dispõe, define e disciplina a piscicultura no Estado de Mato Grosso e dá outras providências”. Aprovado.

PL n.º 605/2021 – de autoria do deputado Gilberto Cattani - Institui a política de incentivo fiscal àqueles que utilizarem matéria-prima originada da agricultura no Estado de Mato Grosso e dá outras providências. Aprovado.
 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social

Comentários

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}