Notícia: Dia do enfermeiro

Avenida amanhece repleta de cruzes em homenagem a enfermeiros mortos

No Dia Internacional da Enfermagem, homenagem em tom de protesto lembra os profissionais da linha de frente que já perderam a vida no Brasil
Avenida amanhece repleta de cruzes em homenagem a enfermeiros mortos Foto: Divulgação

O canteiro central da avenida Tenente Coronel Duarte, a avenida da Prainha, no centro de Cuiabá, amanheceu repleto de cruzes pretas. Elas representam os enfermeiros vítimas de covid-19 no Brasil. A homenagem, em tom de protesto, é realizada nesta terça-feira, Dia Internacional da Enfermagem. O ato é organizado pelo Movimento Social da Frente Popular em Defesa do Serviço Público.

Leia também:
Sobrinha de senador morre aos 35 anos após sofrer aneurisma cerebral

Levantamento do Conselho Federal de Enfermagem, até o último dia 7, aponta que são 98 enfermeiros e enfermeiras mortos no país. Em todo o mundo, mais de 260 profissionais de enfermagem já morreram, de acordo com o ICN (International Council of Nurses) e 90 mil estão infectados com a doença.

Dos 98 profissionais de enfermagem mortos pela Covid-19 no Brasil, 25 são enfermeiros, 56 técnicos e 17 auxiliares de enfermagem. Desses, 67% são mulheres. O observatório mostra também que o número total de confirmados com a doença já chega a quase 3 mil profissionais.

“É uma situação grave, que exige medidas imediatas para evitar o adoecimento em massa de profissionais, que pode ser catastrófico não apenas para os diretamente afetados, mas para o próprio sistema de Saúde”, diz Manoel Neri, presidente do Cofen.

Em Cuiabá, no dia 2 deste mês morreu o enfermeiro Athaíde Celestino, 63. Ele trabalhava no Caps Adauto Botelho, local onde 13 profissionais da saúde foram infectados com covid-19. Athaíde ficou 37 dias internado numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Companheira de Athaíde no Caps Adauto Botelho, a enfermeira Alessandra Bárbara completa 37 dias na UTI hoje. Ela está internada no antigo Pronto-Socorro de Cuiabá e o estado de saúde é grave.

 

Fonte: Repórter MT

FOTOS DA NOTÍCIA Clique na foto para abrir

Comentários

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}