Notícia:

Análises descartam o surgimento de nova doença da soja em lavouras de Mato Grosso

Análises descartam o surgimento de nova doença da soja em lavouras de Mato Grosso Foto: Reprodução

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea MT) descartou a existência de uma possível nova doença da soja nas lavouras do estado. Os pesquisadores investigavam o caso após produtores rurais, especialmente dos municípios de Sorriso (396 km de Cuiabá) e Ipiranga do Norte (466 km de Cuiabá), relatarem a abertura de vagens e apodrecimento de grãos na última safra.
 

Leia também:
Campanha de vacinação contra a febre aftosa começa no sábado em MT

A conclusão ocorre após fiscais engenheiros agrônomos do Instituto terem ido a campo este mês para verificar as informações e fazer análises. Nas amostras coletadas e analisadas no laboratório de sanidade vegetal do Instituto, não foram encontrados indícios de que a anomalia seja ocasionada por organismos vivos.   

Os microrganismo encontrados nas plantações tratam-se, na verdade, de patógenos endêmicos, ou seja, doenças comuns no cultivo das lavouras de soja em Mato Grosso. Segundo o Indea MT, os fungos detectados nas sementes e grãos das vagens são: Colletotrichum truncatum, Phomopsis sojae e Fusarium.

Apesar de concluir que não se trata de uma nova doença da soja, o instituto diz que deve continuar acompanhando o trabalho das análises realizadas pelas entidades de pesquisa, bem como o monitoramento das áreas de ocorrência.
 

Fonte: Agro Olhar

Comentários

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}