Domingo, 19 de Maio de 2019, 11:33

Notícia: SEMANA DO BEBÊ

Sinop: Mutirões fortalecem prestação de serviços para comunidade em dois bairros

Ação ofertou serviços ligados à saúde, prevenção e orientação no Novo Estado e Sebastião de Matos
Sinop: Mutirões fortalecem prestação de serviços para comunidade em dois bairros

Após cinco dias de atividades diversas realizadas em torno da temática “Obesidade na Primeira Infância e Alimentação Saudável”, o município de Sinop encerrou, no sábado, 11/05, a quarta edição da Semana do Bebê. Durante os períodos da manhã e tarde, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, em parceria com as secretarias de Saúde, Educação, Pastoral da Criança, Madrinhas por Amor e Faculdade Fasipe, ofertou uma série de serviços ligados à saúde, prevenção e orientação, por meio de dois mutirões simultâneos nos bairros Novo Estado e Sebastião de Matos. 

Quem se dirigiu às unidades de ensino EMEB Ana Cristina de Sena e EMEI Elisete Dalabrida teve acesso à atividades orientativas nas áreas de saúde, alimentação, atividade física, cuidados com o corpo, realização de exames como coleta para preventivo, tipagem sanguínea, vacina, entre outros. Um dos parceiros da atividade, a Pastoral da Criança, encarregou-se de prestar às mães informações sobre os cuidados com as crianças, apresentar o trabalho desenvolvido no município, bem como, difundir a obra. Saldo positivo, conforme avaliaram as equipes de trabalho. 

“Várias pessoas que não conheciam o trabalho da Pastoral da Criança puderam conhecer. Uma das mulheres que foi ao mutirão, inclusive, deu-nos seu depoimento sobre como a Pastoral foi importante durante o período em que ela estava grávida e recebeu todas as orientações”, falou Selma de Oliveira Silva, coordenadora da Pastoral da Criança, na região da Paróquia São Francisco de Assis, e que atuou no mutirão na EMEB Ana Cristina.  
 
Como explica Ana Maria Ecco, coordenadora da Pastoral da Criança na Diocese de Sinop, atualmente, no município, cerca de 3 mil crianças com idades entre 0 e 6 anos são acompanhadas pelas equipes da Pastoral. No entanto, destaca, há campo para se ampliar a atuação, pois, segundo o IBGE, Sinop conta com um universo de cerca de 12 mil crianças apenas nesta referida faixa etária. Nos mutirões de sábado, 11/05, sensibilizar futuros voluntários para o trabalho e fechar novas parcerias também estiveram em pauta.
"Achamos pessoas que também estão interessadas em colocar a pastoral em seus bairros. Conversamos com a Secretaria de Saúde para fazer parcerias. [Com o serviço realizado pela Pastoral] é um meio de diminuir as filas nos postos de saúde, pois fazemos a parte preventiva", enfatizou Ana Ecco. 

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social, com foco no fomento ao direito à sobrevivência e desenvolvimento saudável de crianças com idade entre zero e seis anos. Segundo a Organização Mundial de Saúde é nessa idade que o indivíduo desenvolve 80% da sua capacidade motora, cognitiva e de caráter. “A Semana é uma forma de concentrar ações e chamar a atenção dos pais, responsáveis, educadores, médicos e profissionais envolvidos com esse público para os cuidados com nossas crianças, que devem ser contínuos”, avaliou o secretário de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Ademir Bortoli.

A Semana do Bebê em Sinop foi instituída pela Lei Municipal número 2.292, de 2016, atuando em consonância com o Fundo das Nações Unidas para Crianças (UNICEF).  

 

Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura

FOTOS DA NOTÍCIA Clique na foto para abrir

Comentários

{{countcoment}} COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
{{car.nome}}
{{car.comentario}}
{{car.mais}}
{{car.menos}}